Dores na gestação com Dr Ana
Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira

Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira

Dores na gestação com Dr Ana

Dores na Gestação

5 motivos Porque sentimos dores na gestaçãoSim! Durante a gestação, é muito comum sentirmos desconfortos e dores na região pélvica.

1- Motivo

Dores na Gestação, como útero é bem pequeno e tem cavidade virtual colabada, perceber pontadas fisgadas e cólicas no começo é bem típico. Isso ocorre porque a cavidade se expande dilatando o espaço interno e gerando dor com o desenvolvimento do bebê. 

2- Motivo

Os ligamentos e articulações (tornozelo, joelho, coluna) ficam mais frouxos, estando mais suscetíveis às lesões. É por isso que muitas gestantes sentem dores lombares no sacro e região pélvica. Nós produzimos a relaxina que afrouxa os ligamentos do corpo.
Então e por isso os exercícios físicos devem ser adaptados e supervisionados por um educador físico. A articulação do quadril, fica frouxa para aumentar a flexibilidade e mobilidade favorecendo o parto normal. Dores na gestação.

3- Motivo

Com crescimento do útero há distensão dos ligamentos que o prendem a região pélvica: gerando dores na gestação. É muito comum pacientes se queixarem de fisgadas inguinais na virilha e poucos na região do umbigo. Existe um ligamento na bexiga que chega até o umbigo e como o útero mantém íntimo contato com este órgão pode ser percebida sensação dolorosa no umbigo.

4- Motivo

O útero deslocará todas estruturas da região pélvica para outra localidade que não era sua habitual, levando dor na gestação. Os motivos destas dores podem ser desde o deslocamento das vísceras como também de possíveis aderências de processos cirúrgicos ou infecciosos que a grávida fora submetida.

5- Motivo

Ansiedade, medo e quadros de alterações emocionais e depressão podem favorecer que quaisquer mínimas mudanças físicas gerem sensação dolorosa maior. Assim, recomendamos acompanhamento psicológico exercícios físicos e mudanças no estilo de vida para as mães que sentem mais dores na gestação. A acupuntura, por exemplo é também nossa aliada, porque pode controlar tanto emocional quanto a sensação dolorosa. Na gestação restringimos muito a possibilidade de uso medicamentoso para segurança no desenvolvimento do bebê.
A fisioterapia tem papel importante por auxiliar o fortalecimento dessas articulações e preparo da pelve para o parto controlando melhor a dor.

Ficou alguma dúvida? Nos deixe seu contato e esclarecerei para você!

Veja outras dicas!

Matérias Relacionadas

Veja outras dicas!

Dores na gestação com Dr Ana

Mídias sociais

Categories

Projeto Bem Nascer

Não fique de fora! Saiba tudo sobre nosso projeto.


Sem spam,notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Dores na gestação com Dr Ana

Dr Fabio R C Melo Souza – Odontologia 
Dr Ana Carolina L Pereira – Ginecologista Obstetra