Você está visualizando atualmente A importância das visitas frequentes ao dentista, os chamados check up
Woman patient at dentist

A importância das visitas frequentes ao dentista, os chamados check up

Todos nós já ouvimos aquele velho ditado de que prevenir é o melhor remédio, certo? Sempre observo no dia a dia da minha clínica que os pacientes dão mais importância para a prevenção médica do que para a odontológica. Mas porque será que isso acontece, já que a saúde começa pela boca? Será que é porque acham caro ou porque não sabem da importância da prevenção oral?

No artigo de hoje vamos bater um papo sobre isso. Você vai descobrir tudo sobre como funcionam as visitas frequentes ao dentista, também chamadas de check-up. Ao final do texto, tenho certeza que você vai ficar ainda mais motivado a frequentar um consultório para evitar possíveis problemas bucais.

Boa leitura!

Visitas ao dentista: qual a frequência recomendada?

Toda pessoa deve passar rotineiramente em seu dentista a cada 6 meses para um check-up. Nesta consulta, o cirurgião dentista avaliará qual a condição bucal, estado das restaurações existentes, possíveis novas lesões cariosas, formação de tártaro, como está a escovação (dentes e língua) e o aparecimento ou formação de lesões bucais

Da mesma forma que os adultos, crianças também precisam passar por uma consulta de check-up semestralmente. Neste caso, são analisados escovação, posicionamento dos dentes de leite (decíduos), nascimento dos permanentes, orientação sobre o uso do flúor em consultório etc.

Como funciona uma visita de check-up?

Geralmente, neste check-up o dentista estará munido de um espelho bucal clínico, que é fundamental para observar áreas onde não conseguimos enxergar normalmente.

Outra ferramenta muito comum durante as consultas de check-up é a sonda exploratória, um instrumento com uma ponta em forma de vírgula, que auxilia para sondar os dentes e verificar se eles apresentam cavitação por atividade criogênica, restaurações com fraturas etc.

Normalmente, o que o paciente também encontra nessas consultas de check-up é uma rotina da profilaxia, que consiste na remoção mecânica da placa bacteriana por meio de uma escova circulatória e de baixa rotação, impregnada em pasta abrasiva para limpeza.

Outro procedimento também é a remoção mecânica de tártaro, que pode ser feita com curetas ou com uso do ultrassom, que é bem mais confortável ao paciente. Em alguns casos, é feita a aplicação de flúor tópico .

Os riscos de não visitar o dentista com frequência

Existem pessoas que por medo, angústia, ou até mesmo por condições socioeconômicas nunca foram ou ficam anos e anos sem passar no dentista. O que pode acontecer nestes casos?

São raríssimos os casos de pacientes que não apresentam nada quando ficam longe das visitas ao dentista por muito tempo. Em geral, essas pessoas apresentam:

• Inflamação gengival;
  • Muita formação de tártaro, que depois de formado só se remove mecanicamente;
  • Ausência ou amolecimento dos dentes devido a doença periodontal (normalmente indolor, o que faz com que paciente não procure o dentista);
  • Lesões de cárie, em que a gravidade do caso já é tanta que é necessário o tratamento de canal do dente (endodontia) ou mesmo sua extração. Nestes casos, o paciente procura o dentista devido a dor provocada pela cárie.

Como evitar as doenças encontradas nas consultas de check-up?

Tudo começa em casa, onde podemos prevenir diversas doenças e amenizar os problemas encontrados pelos dentistas em suas avaliações e consultas de checkup.

São fundamentais uma boa escovação, o uso constante do fio dental após todas as escovações e o uso de enxaguantes bucais. Medidas assim ajudam muito a melhorar a sua condição bucal.

Nós já falamos aqui no blog sobre hábitos que melhoram a sua saúde bucal . Não deixe de conferir!

Agende uma avaliação gratuita!

Portanto, não tenha receio em ir ao dentista, nem o procure apenas quando você estiver com problemas mais sério. Como eu disse no início deste artigo, agende consultas a cada 6 meses para garantir uma melhor saúde bucal e evitar dores de cabeça.

Agora que você já sabe a importância de visitar o dentista com frequência e agendar as consultas de check-up, entre em contato com a Clínica Fada e marque sua avaliação gratuita!

Para receber mais dicas de como cuidar do seu sorriso, acompanhe o nosso Instagram e o nosso blog